![]() |
Foto: Site Aprendum (http://www.aprendum.com.br/curso-online-de-culinaria-japonesa/) |
Todo alimento que comemos, desde o início dos tempos sempre teve grande influência no desenvolvimento de qualquer civilização. A história de um país ou uma civilização pode ser contada através do que seus antepassados consumiam e adquiriram como hábitos.
A história da culinária japonesa começa por volta do século III A.C. com a introdução do cultivo do arroz. Esse cereal já era desenvolvido na península de Yangtze, na China e com as contínuas migrações aliadas ao conhecimento da técnica de cultivo, chegou ao Japão há 2.400 anos atrás através de duas rotas principais. A primeira rota foi pela península Coreana e a segunda rota pelo Mar da China.
Além da influência na agricultura, os Chineses e os Coreanos contribuíram também em outras áreas. Os Chineses trouxeram o molho de soja (Shoyu), o Chá e os pauzinhos chineses (Hashi) e os Coreanos trouxeram o Budismo que, apesar do Xintoísmo e religiões do confucionismo, se tornou a religião oficial no século VI. Durante os 1.200 anos seguintes, foi proibido oficialmente para o povo japonês comer carne.
Ao longo da história do Japão (Nihon), houve outras influências, principalmente entre os séculos XV e XVI, com a chegada dos portugueses e dos holandeses. Depois de dois séculos de influência, o imperador japonês expulsou os estrangeiros do arquipélago japonês e fechou os portos para o comércio externo, que só foi reaberto após três séculos de isolamento.
Durante esse período de isolamento, a cultura japonesa se tornou mais forte e com forte influência religiosa, por parte dos Budistas e dos Xintoístas. A alimentação dos budistas se caracterizava pela não ingestão de carne e pela ingestão de cinco sabores e cores:
Sabores: doce, picante, salgado, amargo e azedo
Cores: amarelo, preto, branco, verde e vermelho
O que faz dela hoje uma referência em comida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário